Sumário - M-Z

XXI JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
ISBN 85-7539-286-7 (p. 1-3083) 2006

A DESCONSTRUÇÃO DA ESCRITA EM SARAMAGO
Madson Góis Diniz, 1661

O USO DO VERBO PEGAR COMO
ASPECTUALIZADOR NA FALA NATALENSE

Maiza de Albuquerque Trigo, Maria Alice Tavares, 1666

NORMA URBANA, IDENTIDADE SOCIAL E VARIAÇÃO
Marcela Moura Torres Paim, 1674

SOBRE A EVOLUÇÃO DA ANÁLISE DO
SUJEITO NULO NA GRAMÁTICA GERATIVA

Marcelo Amorim Sibaldo, 1684

A INFLUÊNCIA DA ORALIDADE NA ESCRITA DOS MANUSCRITOS
OFICIAIS DO SÉCULO XVIII E XIX: OS CONGLOMERADOS GRÁFICOS

Márcia A. de Oliveira Bicalho, Maria Cristina de Assis, 1695

VENDO A VOZ E OUVINDO A IMAGEM: A ANÁLISE DO DISCURSO DA NARRAÇÃO FUTEBOLÍSTICA NA CULTURA HIPERMODERNA
DO ESPETÁCULO E DO SIMULACRO

Márcia Raquel Carvalhal-González, 1701

DESVIOS DE PRONÚNCIA NA LEITURA E NA FALA ESPONTÂNEA
DE GRADUANDOS DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Márcia de Albuquerque Pereira, Neide Cesar Cruz, 1710

ANÁLISE LINGÜÍSTICA NA ESCOLA:
DESLOCAMENTOS DOS OBJETOS DE ENSINO

Márcia Mendonça, 1719

UMA ANÁLISE DOS VALORES DEÔNTICOS INSTAURADOS
NO DISCURSO ORAL CULTO DE FORTALEZA

Márcia Teixeira Nogueira, Helton Bezerra Moreira, 1724

A LITERATURA COMO UM APÊNDICE:
DA PERDA DA AURA À FALTA DE ESPAÇO

Márcio Venício Barbosa, 1730

AS MARCAS LINGÜÍSTICAS DA ENUNCIAÇÃO
Marcos André Dantas da Cunha, 1740

O PAPEL DA LINGÜÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Marcos Bispo dos Santos, 1750

PROPOSTA DE UMA UNIDADE DIDÁTICA BASEADA EM GÊNERO TEXTUAL
PARA UM CURSO DE INGLÊS PARA FINS ESPECÍFICOS (ESP)

Marcus de Souza Araújo, Mônica Maria Montenegro de Oliveira, 1756

ANATOMIA DA VIOLÊNCIA
Margarida Mª R. B. de Araújo, Jaciara Josefa Gomes, 1760

EM BUSCA DOS LÍDERES DA MUDANÇA:
REFLETINDO SOBRE A VARIÁVEL SOCIAL 'SEXO'

Maria Alice Tavares, 1769

NO BORDADO DE CADA FUNÇÃO-AUTOR, A IMORTALIDADE DA FÁBULA
Maria Angélica de Oliveira, 1779

MANIFESTAÇÕES DISCURSIVAS DA ESTRUTURA ARGUMENTAL:
O CASO DOS OBJETOS NÃO-EXPRESSOS

Maria Angélica Furtado da Cunha, 1789

DA ETNO-TERMINOLOGIA: DISCURSOS ETNO-LITERÁRIOS,
LÉXICO E AXIOLOGIA

Maria Aparecida Barbosa, 1799

A METAFICÇÃO COMO ESCRITA AUTO-REFERENTE, NO
LIVRO DO DESASSOSSEGO, DE FERNANDO PESSOA

Maria Aparecida Rodrigues, 1805

OS GÊNEROS DO DISCURSO: O QUE APONTAM MARCUSCHI
(2000, 2003), BAKHTIN (1979) E ROJO (2002)

Maria Assunção Silva Medeiros, 1813

ESTUDOS: MURILO MENDES/JOAN MIRÓ - DA FISICALIDADE
DA IMAGEM (MEDIANTE REMISSÃO VISUAL) À MATERIALIDADE INTERSEMIÓTICA POESIA/PINTURA - GESTOS DE LEITURA

Maria Bernardete da Nóbrega, 1817

ARGUMENTAÇÃO NA MULTIMODALIDADE DA CHARGE JORNALÍSTICA
Maria Clara Catanho, 1825

O CONTADOR DE HISTÓRIAS HOJE: TRADICIONAL OU NOVO CONTADOR?
Maria Claurênia Abreu de A. Silveira, 1831

AS LEITURAS POSSÍVEIS DENTRO DO PROJETO CÍRCULO DE LEITURA
DA BIBLIOTECA DO SESC JUAZEIRO DO NORTE - CE

Maria Cleide Rodrigues Bernardino, 1837

O OBJETO DIRETO ANAFÓRICO:
CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
PARA A ELABORAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO

Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva, Renata Lemos Carvalho, 1843

ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO EM TEXTOS ESCRITOS
DOS SÉCULOS XIX E XX: MUDANÇA OU PERMANÊNCIA?

Maria da Conceição Hélio da Silva, 1852

VOCABULÁRIO REGIONAL NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE JOÃO GUMES
Maria da Conceição Reis Teixeira, 1857

OS TRÂMITES DA POLIFONIA DO DISCURSO VIABILIZADO
PELO PROCESSO PARAFRÁSICO

Maria das Dores Oliveira de Albuquerque, Ana Cristina de Sousa Aldrigue, 1865

OS MOVIMENTOS DICURSIVOS DO SUJEITO EM
AULAS DE LEITURA: UM JOGO DE LINGUAGEM?

Maria de Fátima Almeida, 1872

LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS:
UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDO

Maria de Fátima de Souza Aquino, 1878

O HUMOR NA LITERATURA POPULAR ORAL E ESCRITA:
UMA ABORDAGEM EM SEMIÓTICA DAS CULTURAS

Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, 1882

O DISCURSO DO POEMA "O RIO" DE JOÃO CABRAL
Maria de Fátima Gonçalves Lima, 1887

A METÁFORA DA ÁGUA
Maria de Fátima Gonçalves Lima, 1905

A ORDEM DOS PRONOMES ÁTONOS DURANTE O SÉCULO XIX:
UMA INVESTIGAÇÃO SOCIOLINGÜÍSTICA

Maria de Fatima Vieira, 1916

A PRÁTICA DA ESCRITA NO LIVRO DIDÁTICO
DO ENSINO MÉDIO E NOS PNLEM/PCN+

Maria de Lourdes Leandro Almeida, 1923

QUESTÕES PEDAGÓGICAS NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUAS
DENTRO DE UM ENFOQUE PRAGMÁTICO

María del Pilar Roca Escalante, 1930

MÚSICA: UMA CANÇÃO GRAMATICAL -
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Maria do Carmo Ramos da Silva, Maria das Graças Carvalho Ribeiro, 1936

A INFORMATIVIDADE NAS REDAÇÕES DE VESTIBULANDOS
Maria do Rosário de F. de A. Sá Barreto dos Santos, 1942

PROJETO PROFALA: ESTUDOS
FONÉTICO-FONOLÓGICOS DO FALAR DO CEARÁ

Maria do Socorro Silva de Aragão, 1949

OS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO DAS
PROPOSTAS DE LEITURA PARA AS AULAS DE LÍNGUA MATERNA

Maria Edneide Ferreira de Carvalho, 1957

OS GÊNEROS DISCURSIVOS E AS ATIVIDADES DE
PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL:
UMA ANÁLISE TEÓRICO-METODOLÓGICA

Maria Eliete de Queiroz, 1967

INTERDISCURSO E EFEITOS DE
SENTIDOS NA POESIA DE PATATIVA DO ASSARÉ

Maria Eliza Freitas do Nascimento, 1974

UM ESTUDO DOS USOS DAS PALAVRAS
"ESPERANÇA" E "MUDANÇA" NOS TEXTOS DE
ALUNOS UNIVERSITÁRIOS: UM EXEMPLO DE ENUNCIAÇÃO CONCRETA

Maria Emília de Rodat de Aguiar Barreto Barros, 1981

DIRETRIZES OFICIAIS DE ENQUADRAMENTO DO LIVRO DIDÁTICO
Maria Ester Vieira de Sousa, 1991

CONSIDERAÇÕES SOBRE A MODALIDADE DEÔNTICA
EM ENUNCIADOS INSTRUCIONAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Maria Fabíola Vasconcelos Lopes, 2001

UM OLHAR SOBRE A PESQUISA NO CENTRO DE
ESTUDOS SUPERIORES DE MACEIÓ-ALAGOAS

Maria Francisca Oliveira Santos, 2006

A ORALIDADE PELA ORALIDADE: UMA PROPOSTA
SOCIOINTERACIONISTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

Maria Gorete Duarte da Mata, 2014

OS PROCESSOS COESIVOS NA
PRODUÇÃO ESCRITA DE UMA CRIANÇA SURDA

Maria Janaina Alencar Sampaio, 2020

PERCURSOS EVOLUTIVOS DA SEMIÓTICA
Maria Lúcia de Oliveira, Maria de Fátima Barbosa de Mesquita Batista, 2029

O ETHOS DA INTELIGÊNCIA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Maria Lúcia de Oliveira, 2039

GÊNEROS TEXTUAIS ORAIS E ESCRITOS NO ENSINO DE
LÍNGUA MATERNA: METAS E CONTEXTO DE USO

Maria Lúcia Pessoa Sampaio, 2045

CULTURAS PLURAIS EM "O CHEIRO DE DEUS",
DE ROBERTO DRUMMOND

Maria Lucilene da Silva, 2054

O PROCESSO DE DIFERENCIAÇÃO DO SELF DIALÓGICO
Maria C. D. P. Lyra, 2063

PRODUÇÃO LITERÁRIA DOS ANOS 20 NO RN:
ENTRE O MODERNO E O REGIONAL

Maria Suely da Costa, 2068

O MANHÊS: ENTRE O COGNITIVO E O LINGUISTICO-DISCURSIVO
Marianne C. B. Cavalcante, 2078

MUDANÇA LINGÜÍSTICA
Marilene Carlos do Vale Melo, 2084

CONCORDÂNCIA NOMINAL NA FALA DO ZÉ PEQUENO:
UMA PERSPECTIVA SOCIOLINGÜÍSTICA

Marília de Almeida e Bueno, 2091

O LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA):
ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE ESCRITA, NO PRIMEIRO
SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Marinaide Lima de Queiroz Freitas, 2101

FOLCLORE NA PENÍNSULA IBÉRICA: UMA ABORDAGEM
FILOLÓGICA SOBRE REFRÃES E CONTOS

Marinalva Freire da Silva, 2109

LÍNGUA PORTUGUESA E ENSINO: ALGUMAS
REFLEXÕES SOBRE USOS VERSUS NORMA

Marineuma de Oliveira Costa Cavalcanti, 2116

CATEGORIAS SEMÂNTICAS DO SUFIXO -EIRO
Mário Eduardo Viaro, 2121

PROCESSOS DE RECATEGORIZAÇÃO NOS TROPEÇOS DE LINGUAGEM
Mariza Angélica Paiva Brito, 2129

BIOPODER E GLOBALIZAÇÃO:
A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES EM DISCURSOS DE PROPAGANDAS

Marluce Pereira da Silva, 2138

O ESTRANHO COMO MARCA DA ALTERIDADE:
REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO SUJEITO/LÍNGUA

Marluza Terezinha da Rosa, 2144

ANÁLISE DISCURSIVA DE UMA NOTA DE REVISTA EMPRESARIAL
Marta Cardoso de Andrade, 2149

A METÁFORA E A SIMBOLOGIA DO PÃO NA BÍBLIA SAGRADA
Marta Gomes de Alcântara, 2157

AS ÁGUAS DE NARCISO NA POÉTICA DE MURILO MENDES
Maria Marta dos Santos Nóbrega, 2162

TEXTO VERBAL E IMAGEM EM
O FAZEDOR DE AMANHECER, DE MANOEL DE BARROS

Massillania Ferreira Gomes, Maria Marta Nóbrega, 2167

HISTÓRIA, DISCURSO E CINEMA: EFEITOS DE SENTIDO NO TEXTO FÍLMICO
Matheus José P. de Andrade, 2174

REVISITANDO AS CONJUNÇÕES MAS E PORÉM
EM CARTAS PESSOAIS DO SÉCULO XX

Mauriene Silva Freitas, Maria Elizabeth Affonso Christiano, 2179

O "TU": O DIÁLOGO TRADIÇÃO E MODERNIDADE
NA POESIA DE FLORBELA ESPANCA

Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento,
Maria de Lourdes Patrini, 2185

A HETEROGENEIDADE CONSTITUTIVA NO TEXTO PUBLICITÁRIO:
UMA PROPOSTA DE ANÁLISE DIACRÔNICA

Mikaella Barreto Paiva, Ana Cristina Aldrigue, 2192

AS METÁFORAS CONCEPTUAIS ONTOLÓGICAS NA ENTREVISTA
Milena Rodrigues da Silva, Lucienne Espíndola, 2198

A EXPERIÊNCIA SUBJETIVA NA DOENÇA DE PARKINSON
Moab Duarte Acioli, 2204

AS SENTENÇAS CLIVADAS: UM ESTUDO DE SUAS REALIZAÇÕES
ESTRUTURAIS NO PORTUGUÊS RURAL AFRO-BRASILEIRO

Moacir da Silva Côrtes Junior, 2212

O DIREITO DE LER LITRAURA: DISCURSOS QUE SE (ENTE)CRUZAM
EM DEFESA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA

Moama Lorena de Lacerda Marques, 2222

FALAS DE SI: O DISCURSO DE PACIENTES COM HISTÓRICO DE SUICÌDIO
Modesto Leite Rolim Neto, Kazue Saito Monteiro de Barros, 2228

SECRETÁRIO EXECUTIVO, QUEM ÉS?
REFLEXÕES DISCURSIVAS SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL

Mônica Bernardo Lopes dos Santos, Anne Francialy da Costa Araújo, 2234

CONSTRUINDO CAMINHOS PARA O ENSINO
DA AUTONOMIA EM SALA DE AULA

Mônica de Lourdes Neves Santana, 2243

REFERENCIAÇÃO E INTERTEXTUALIDADE
Mônica Magalhães Cavalcante, 2250

RECURSOS LINGÜÍSTICOS E CONTEXTUAIS
NA CONSTRUÇÃO DO TEXTO PUBLICITÁRIO

Mônica Mano Trindade, 2261

TOPICALIZAÇÃO E DESLOCAMENTO À ESQUERDA:
UMA ANÁLISE EM TEMPO REAL

Mônica Tavares Orsini, 2268

O PROCESSAMENTO DOS TEXTOS PUBLICITÁRIOS VIRTUAIS E
NÃO-VIRTUAIS EM CAMPANHAS DE SERVIÇOS BANCÁRIOS

Morgana Soares da Silva, 2278

EURICO, O PRESBÍTERO: GUERREIRO PORQUE SACERDOTE
Murilo Alves, 2290

A EXPRESSÃO DA MODALIDADE DEÔNTICA:
UMA ANÁLISE FUNCIONALISTA NO DISCURSO PUBLICITÁRIO

Nadja Paulino Pessoa, 2297

METÁFORA CONCEPTUAL NAS PROPAGANDAS TURÍSTICAS NO FOLDER
Natália de Sousa Aldrigue, Lucienne Espíndola, 2305

A PRONÚNCIA NAS REFLEXÕES DE
GRADUANDOS DE INGLÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

Neide Cesar Cruz, 2312

O ITEM LEXICAL MESMO: UMA UNIDADE
DISCURSIVA NO PORTUGUÊS FALADO

Neide Correia Santos, Maria Elizabeth A.Christiano, 2319

A INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NO PORTUGUÊS
RURAL DO SEMI-ÁRIDO BAIANO

Neila Maria Oliveira Santana, 2325

A COESÃO NA LINGUAGEM ORAL INFANTIL: FORMAS E FUNÇÕES
Neilson Alves de Medeiros, Elisângela do Nascimento Barbosa,
Evangelina Maria Brito de Faria, 2335

OS RELATÓRIOS DE OBSERVAÇÃO DE AULAS COMO INSTRUMENTO
DE PESQUISA DA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE INGLÊS

Niedja Balbino do Egito, Maria Inez Matoso Silveira, 2341

O TRATAMENTO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Niédja Maranhão Lopes, 2349

A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NUMA PRÁTICA DISCURSIVA: A REUNIÃO
Nilsa Brito Ribeiro, 2355

O SITE PESSOAL COMO FERRAMENTA
NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Nílvia Pantaleoni, 2365

HISTÓRIA E ROMANCE: UMA INTRODUÇÃO
ÀS QUESTÕES DE DISCURSO E CONTEXTO

Odalice de Castro Silva, 2372

ARCAÍSMOS MORFOLÓGICOS NA TOPONÍMIA DE PORTUGAL
Patricia de J. Carvalhinhos, 2380

REFERENCIAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO NA PUBLICAÇÃO
AS MENTIRAS QUE OS HOMENS CONTAM, DE LUIS FERNANDO VERISSIMO

Patrícia Paixão de Oliveira Leite, 2386

PROCESSAMENTO COGNITIVO NA COMPREENSÃO DE TEXTOS:
UM ESTUDO SOBRE OS TIPOS DE DIFICULDADES

Patrícia Maria Uchôa Simões, 2395

OLHAR DE CHECAGEM E APONTAR: CONSTRUINDO
A ATENÇÃO CONJUNTA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Paulo Vinícius Ávila Nóbrega, Marianne C. B. Cavalcante, 2401

A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO AUTOR EM GÊNEROS DISCURSIVOS ORAIS
ACADÊMICOS: UMA ABORDAGEM ENUNCIATIVO-DISCURSIVA

Pedro Farias Francelino, 2407

A ELISÃO: UM ESTUDO VARIACIONISTA NO DIALETO PESSOENSE
Rafaela Veloso Machado, 2417

A PRESENÇA DAS QUESTÕES DISCURSIVAS NAS
ATIVIDADES DO ENSINO MÉDIO: OBSERVANDO O "EFEITO
RETROATIVO" DA PROVA DE VESTIBULAR DA UFCG

Ralline de Azevedo Travassos, Maria Auxiliadora Bezerra, 2424

A MADONA DE CEDRO NA SALA DE AULA
Raquel Brito de Lucena, Maria Marta Nóbrega, 2433

O JORNAL EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA
DOCENTE COM A SEQÜÊNCIA DIDÁTICA

Regina Celi Mendes Pereira, 2439

O USO DE ARGUMENTOS EM TEXTOS DISSERTATIVOS ACADÊMICOS
Regina Célia Pagliuchi da Silveira, 2447

HISTÓRIAS DE LEITURA DO PROFESSOR E A FORMAÇÃO LEITORA
DO ALUNO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Regina Maria de Oliveira Brasileiro, 2456

A PROSÓDIA MATERNA NA FALA DIRIGIDA
À CRIANÇA CEGA EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Renata Fonseca Lima da Fonte, 2464

PRINCIPAIS DIFICULDADES INICIAIS NA ABORDAGEM DE UM POEMA
Rinah de Araújo Souto, 2473

SALOMÉ HOMEM
Rinaldo J. A. Brandão, 2478

O PAPEL MEDIADOR DO REVISOR DE TEXTO:
DOS ASPECTOS DISCURSIVOS AOS ASPECTOS NOTACIONAIS

Risoleide Rosa Freire de Oliveira, 2483

O DISCURSO JURÍDICO E O VOCABULÁRIO PERSUASIVO
Rita de Cássia Ribeiro de Queiroz, 2493

UMA ANÁLISE FUNCIONAL DO ITEM AÍ EM TIRAS DE QUADRINHOS
Rivaldo Capistrano de Souza Jr, 2500

REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Roberta Soares Paiva, 2506

REPERCUSSÕES DO IDEAL FORMAL
NO PROCESSO DE ADQUISIÇÃO DA LE

Rocío Serrano Cañas, 2513

O CONTEXTO CULTURAL E O PROCESSO DE LEITURA E DE PRODUÇÃO
DE TEXTOS EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA

Rodolfo De Assis Pinto Fonseca, Thaciana De Freitas Feitosa,
Naiara F. Bandeira Alves, Eliane Ferraz Alves, 2519

NO ENTRE-LUGAR DO AUTOBIOGRÁFICO E DO FICCIONAL
Roniê Rodrigues da Silva, 2526


POÉTICAS DOS EXCLUÍDOS: ESTUDOS DE CASOS
DA ALTERIDADE NA LITERATURA BRASILEIRA

Roniê Rodrigues da Silva, Wellington Medeiros de Araújo, 2531

A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NAS CANÇÕES
DE CAZUZA: UMA VISÃO DO SUJEITO

Ronilson Ferreira dos Santos, 2539

É POSSÍVEL ALIAR O ESTUDO LITERÁRIO AO GRAMATICAL,
SEM PRIVILEGIAR UM EM DETRIMENTO DE OUTRO?

Rosa Maria da Silva Medeiros, Denise Lino de Araújo 2544

NOVAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
AINDA OS LIMITES DO PORTUGUÊS ARCAICO

Rosa Virgínia Mattos e Silva, 2551

OS GÊNEROS DO DISCURSO NAS AULAS DE LÍNGUA
MATERNA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS
PRÁTICAS DE ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Rosângela Alves dos Santos, 2559

A MEDIAÇÃO TEORIA LINGUÍSTICA E A PRÁTICA
DE ENSINO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA

Rosângela Maria Bessa Vidal, 2568

ÓLEO SOBRE TELA, COLAGEM, AQUARELA: A INFLUÊNCIA
DA PINTURA NA COMPOSIÇÃO DO TEXTO CABRALINO

Rosângela Maria Soares de Queiroz, 2576

A CRISE DO SUJEITO EM WAITING FOR GODOT
Rosanne Bezerra de Araújo, 2586

ABORDAGEM DISCURSIVA DOS TEXTOS
PROPAGANDÍSTICOS DA PARAÍBA DO SÉCULO XIX

Roseane Batista Feitosa Nicolau, Ana Cristina de Sousa Aldrigue, 2591

GÊNEROS VISUAIS E ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA SAÚDE
Rosemberg Nascimento, 2597

A TEMÁTICA DA MALANDRAGEM NA CANÇÃO FOLHETIM,
DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA

Rosilândia Flávia de Lima Ramos, 2605

SABERES DA CULTURA AFRICANA:
A MORTE COMO IRONIA EM CONTOS DE MIA COUTO

Rosilda Alves Bezerra, 2609

NEOLOGISMO E REGIONALISMO:
COMO LEMATIZAR O EXTRAORDINÁRIO?

Rosinês de Jesus Duarte, Célia Marques Telles, 2617

UMA EXPERIÊNCIA COM CARTAS EM SALA DE AULA
Rosinete Barbosa Guedes, 2627

O SENTIDO DA METÁFORA CONCEITUAL NO TEXTO POÉTICO:
UMA ANÁLISE DO AMOR ROMÂNTICO DA POESIA DE MANUEL
BANDEIRA E CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Rubens Lacerda Loiola, 2633

CONSIDERAÇÕES SOBRE O PADRÃO
SILÁBICO CV NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Rubens Marques de Lucena, 2642

DESPERTANDO A COMUNICAÇÃO EM FLE (FRANCÊS LÍNGUA
ESTRANGEIRA) A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA SOCIOCULTURAL

Sandra Helena Gurgel Dantas de Medeiros,
Rosalina Maria Sales Chianca, 2651

OS MOVIMENTOS DISCURSIVOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO MENTAL
Sandra Maria Roque de Oliveira, 2661

OFICINA PEDAGÓGICA: O GÊNERO FÁBULA
Sandra Regina Cecílio, 2666

ANÁLISE SEMÂNTICA EM MDP DE ENSINO MÉDIO: O QUE SE ENCONTRA?
Sandra Sueli Carvalho Bezerra, 2677

O SUPORTE TEÓRICO DA PSICOLINGÜÍSTICA
E O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Selma Alas Martins, 2682

O RITMO NA PSICANÁLISE, NA LINGUAGEM E NO AUTISMO
Severina Sílvia Ferreira, 2688

INSTÂNCIAS ENUNCIATIVAS EM O AUTO DA
COMPADECIDA: O JULGAMENTO DE JOÃO GRILO

Siane Gois C. Rodrigues, Mari Noeli Kiehl Iapechino, 2694

PROCESSO DE RECATEGORIZAÇÃO E
COGNIÇÃO INCORPORADA: PONTOS PARA REFLEXÃO

Silvana Maria Calixto de Lima, 2702

A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DE ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL
NO PROJETO MAGISTER: UM PROJETO-PILOTO

Silvia Malena Modesto Monteiro, 2712

RELAÇÕES ENTRE FORMA E FUNÇÃO LINGÜÍSTICA:
UM ESTUDO SOBRE A SIBILANTE FINAL NO FALAR PESSOENSE

Silvia Renata Ribeiro, 2721

REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE LM E LE EM AULAS DE E/LE
Silvia Renata Ribeiro, 2727

COLOCAÇÃO PRONOMINAL E CONCORDÂNCIA
VERBAL: PARA QUE, O QUE E COMO ENSINAR

Silvia Rodrigues Vieira, 2733

O USO DA PONTUAÇÃO NA ESCRITA DE JOVENS
E ADULTOS VS. VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA

Simone da Silva, 2744

O VALOR ARGUMENTATIVO DO ADVÉRBIO
CIRCUNSTANCIAL NA PROPAGANDA ELETRÔNICA

Simone Dália de Gusmão Aranha, 2752

INQUIETAÇÕES ACERCA DO ESTATUTO TEÓRICO DE COLUNA JORNALÍSTICA: EM BUSCA DE UMA CONFIGURAÇÃO GENÉRICA
Socorro Cláudia Tavares de Sousa, Maria Elias Soares, 2759

LEITORES E LIVROS NOS JORNAIS PARAIBANOS:
UMA HISTÓRIA DE LEITURAS

Socorro de Fátima Pacífico Barbosa, 2769

O COMPORTAMENTO DO DITONGO EM
FALARES DO RECIFE: UM ESTUDO DE VARIÁVEIS SOCIAIS

Solange Carlos de Carvalho, 2777

ESTRUTURAS LINGÜÍSTICAS ESTÁVEIS E CONTÍNUAS SEMÃNTICA E SINTATICAMENTE NO PORTUGUÊS DO BRASIL
Sônia Maria Cândido da Silva, 2785

SEQÜÊNCIA DIALOGAL: CASOS PRESENTES NO MEIO ELETRÔNICO
Susy Anne Almeida Cabral, Vicente de Lima Neto,
Mônica Magalhães Cavalcante, 2791

O FATOR INTERTEXTUAL NO DISCURSO DA PROPAGANDA
Tânia Maria Augusto Pereira, 2806

ANÁLISE DA MATRIZ DE HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA DOPROGRAMA A 1ª É FUNDAMENTAL DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS)
Tânia Dantas Gama, Maria do Socorro de Freitas Sousa, 2814

ANÁLISE DA MATRIZ DE HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA DOPROGRAMA A 1ª É FUNDAMENTAL DO INSTITUTO AYRTON SENNA (IAS)
Tânia Dantas Gama, Joseany Rodrigues Carneiro,
Maria do Socorro de Freitas Sousa, 2817

O PROCESSO INTERATIVO NA UTILIZAÇÃO DO LIVRO
DIDÁTICO EM SALA DE AULA DO PRIMEIRO SEGMENTO DA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Tania Maria de Melo Moura, 2823

UMA ANÁLISE PERCEPTUAL DO ACENTO
SECUNDÁRIO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

Tatiana Keller (UFRGS) 2833

A TRADUÇÃO DO ZOOMORFISMO DOS
PERSONAGENS DE VIDAS SECAS PARA O CINEMA

Tatiane de Aguiar Sousa, 2846

ESTRATÉGIAS DE ARGUMENTAÇÃO NAS CARTAS DOS LEITORES
Telma Cristina Gomes da Silva, 2853

ITENS CONJUNCIONAIS EM TEXTOS DO PADRE ANTÔNIO VIEIRA
Therezinha Barreto/ UFBA 2860

A UTILIZAÇÃO DE LEGENDAS INTER E
INTRALINGUAIS E A ABORDAGEM COMUNICATIVA

Tiago Martins da Cunha/UECE 2870

QUESTÕES TEXTUAL-DISCURSIVAS SOBRE
A ADEQUAÇÃO DE EXPRESSÕES REFERENCIAIS

Valdinar Custódio Filho, 2878

O SUFIXO -ARIA/-ERIA NA LÍNGUA PORTUGUESA
Valéria Gil Conde, 2889

O PRONOME VOCÊ À MERCÊ DA
GRAMATICALIZAÇÃO E DA GRAMATICIZAÇÃO

Valéria Viana Sousa, 2892

EXPRESSÕES LEXICAIS SOB A ÓTICA DA REFERENCIAÇÃO:
ESTABILIDADE RELATIVA E METAFORICIDADE

Vanda Cardozo de Menezes, 2898

A INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NO PORTUGUÊS AFRO-BRASILEIRO
Vanessa Ponte de Freitas, Dante Eustácchio Lucchesi, 2904

SEU TEXTO NÃO TEM NEXO
Vania L. R. Dutra, 2911

PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM INGLÊS NA INTERNET
Vera Lúcia de Lucena Moura, 2921

FILMES LEGENDADOS PODEM MELHORAR
A PROFICIÊNCIA ORAL DE ALUNOS DE LE?

Vera Lúcia Santiago Araújo, 2927

O ATO DE ESCREVER NO DIZER DOS ALUNOS
CONCLUINTES DO CURSO DE LETRAS

Verônica Maria Kamel de Oliveira, 2936

DÊIXIS PRONOMINAL E AFETIVIDADE: MEU E SEU EM CONTRASTE
Vicente C. Cerqueira, 2945

ADVÉRBIOS CONECTIVOS
Violeta Virginia Rodrigues, 2953

A TEXTUALIDADE NA PRODUÇÃO DE CORRESPONDÊNCIAS OFICIAIS
Virginia Almeida de Oliveira Santos, Maria Lucilene da Silva, 2959

PCN DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS:
AVANÇO OU ILUSÃO PRETENDIDA?

Waléria de Melo Ferreira, 2965

VARIAÇÕES LINGÜÍSTICAS E GRAU DE FORMALIDADE
NOS E-MAILS E CARTAS DO PROGRAMA DO MUÇÃO

Wanda Maria Braga Cardoso, 2975

MARCAÇÃO DE TELICIDADE EM TEMPO
PRESENTE NO PORTUGUÊS DO BRASIL

Waniston Coelho Celeri, 2984

REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DE LETRAS SOBRE SUA
FORMAÇÃO EM LÍNGUA MATERNA: "UMA REALIDADE
IMPENSADAMENTE DIFERENTE, TRABALHOSA E INEXPLORADA"

Washington Silva de Farias, 2994

A INTERAÇÃO DISCURSIVA E A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NAS
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA FUNDAMENTAL

Wellington Barbosa Silva, 3004

ARCAÍSMO LEXICAL E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA:
PESQUISA SOCIOLINGÜÍSTICA SOBRE O FALAR DA ZONA RURAL
DO MUNICÍPIO DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS-ALAGOAS

Wellington Luiz da Silva Torres, 3014

OS PCN, PLURALIDADE CULTURAL E MUDANÇAS DE ATITUDE
DE PROFESSORES EM SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA

Wellington Marinho de Lira, 3023

A ARGUMENTAÇÃO NO DIÁLOGO DE CRIANÇAS SURDAS
Wilma Pastor de Andrade Sousa, 3032

PRATICA DE OBSERVAÇÃO NA AULA DE E/LE
Yarana Serrano Gomes, 3039

DIFERENTES INTÉRPRETES NA AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM:
UMA TRÍADE MÃE/CRIANÇA/CRIANÇA

Zoetânia Sobral Melo, 3045

ENTOAÇÃO E INTERPRETAÇÃO CÊNICA: O PAPEL
DA ENTOAÇÃO NA CONSTITUIÇÃO DA PERSONAGEM

Zulina Souza de Lira, Marígia Ana de Moura Aguiar, 3051

ANO: 2006